Se sua empresa tem problemas com fluxo de caixa ou fica no limite devido às vendas a prazo – que vão cair só daqui 30 dias -, contar com a assessoria de uma securitizadora é uma ótima opção, pois ela garante créditos a receber em questão de segundos.
A securitizadora garante que o credor receba o pagamento de uma dívida antecipada, como uma forma de proteção ao crédito. Ou seja, ela “adquire” a dívida e adianta o valor que você receberia só daqui 30 dias, como vendas no cartão de crédito ou notas fiscais.
Por exemplo, sua empresa receberá R$ 10 mil reais daqui um mês, mas você precisa do dinheiro agora. Uma securitizadora te pagaria o valor a receber e fará a cobrança do cliente dos R$ 10 mil daqui um mês.
Entenda melhor sobre o que é uma securitizadora, como funciona, taxas e se vale a pena.
Portanto, veja como atua a securitizadora em cada parte do processo!
Recebíveis
É bastante comum que os direitos creditórios sejam chamados de recebíveis. Ou seja, correspondem a valores que uma empresa tem direito a receber, com base naquele mecanismo que citamos inicialmente.
Se uma venda é feita em 6 parcelas, por exemplo, os recebíveis equivalem à soma de cada um desses pagamentos, ao longo do tempo. Porém, nem sempre a empresa tem interesse (ou disponibilidade de caixa) para aguardar todo o período para receber o dinheiro.
Nesse caso, ela pode realizar a antecipação de recebíveis, que consiste em vendê-los para a securitizadora, em troca de um montante à vista com um deságio. Depois, a securitizadora recebe os valores que serão pagos por parte dos clientes na data prevista.
Cedente
A empresa que antecipa seus recebíveis é chamada de cedente. O termo é usado porque o empreendimento cede seus direitos creditórios em troca do pagamento acordado junto à securitizadora.
Note que, nesse processo, o cedente não se exime da responsabilidade de pagamento. Se os clientes ficarem inadimplentes, a empresa deverá fazer o pagamento conforme o previsto.
Sacado
Nessa relação, os sacados são os clientes que contraem a dívida. Logo, são eles que fazem os pagamentos conforme as condições acordadas com o cedente.
Na prática, a cessão de direitos creditórios (via antecipação de recebíveis, por exemplo) não gera grandes mudanças. A única alteração é o credor, que passa a ser a securitizadora e realiza a cobrança. No mais, as condições e os prazos se mantêm.
O que é uma securitizadora?
Uma securitizadora é uma instituição financeira que desempenha um papel importante no mercado financeiro e na gestão de riscos. O objetivo principal da companhia é transformar ativos financeiros ilíquidos em títulos negociáveis.
Os investidores assumem a dívida e os riscos, por isso, são recompensados com juros mais interessantes do que cobrado pelas instituições financeiras tradicionais. Pense que funciona como se fosse um seguro que garante o pagamento das contas a receber.
Como funciona uma securitizadora
Existem alguns passos envolvidos no processo de securitização, sendo eles:
- Aquisição de ativos financeiros: a securitizadora adquire ativos financeiros de instituições financeiras, como empréstimos hipotecários, empréstimos para automóveis, cartões de crédito, ou outros tipos de recebíveis financeiros;
- Agrupamento dos ativos: esses ativos financeiros são agrupados em um pool, geralmente com características semelhantes, para criar uma carteira diversificada;
- Emissão de títulos: com base nessa carteira, a securitizadora emite títulos lastreados em ativos, que representam uma fração da carteira de ativos. Esses títulos são então vendidos a investidores;
- Distribuição e negociação: os títulos de securitização são distribuídos nos mercados financeiros, onde podem ser negociados. Os investidores compram esses títulos, recebendo pagamentos com base nos fluxos de caixa gerados pelos ativos subjacentes;
A securitização é uma técnica financeira que permite às instituições financeiras liberar capital e transferir riscos, melhorando a liquidez dos ativos. É comumente usada em áreas como hipotecas, empréstimos, cartões de crédito e outros tipos de financiamento.
As vantagens de contratar uma securitizadora
As securitizadoras atuam com o intuito de oferecer crédito com liquidez e sem dívidas. Ao contrário do financiamento. A antecipação de recebíveis é resgatar com antecedência um dinheiro que já é seu.
As vantagens da securitização envolvem os originadores, a securitizadora e os investidores. A securitizadora aposta em um negócio com crescimento lucrativos e as empresas recebem:
- Taxas mais atrativas – as securitizadoras cobram uma taxa para a antecipação dos recebíveis, porém, costumam ser menores que financiamentos e instituições financeiras tradicionais;
- Dinheiro na hora – o Click Antecipa, por exemplo, após a análise, libera o dinheiro em conta em até 45 segundos. Com o dinheiro em conta, você mantém o capital de giro e aumenta o retorno sobre o patrimônio líquido;
- Transferência de risco – a securitizadora passa a ser a responsável pela dívida do cliente e corre riscos de taxa de juros, risco de base, liquidez e de crédito. Desta forma, a empresa isenta livre de qualquer responsabilidade;
- Fonte alternativa – se busca expandir a empresa ou ampliar a carteira de produtos, pode recorrer à securitização e antecipar os recebíveis. É uma forma de ter dinheiro na hora que precisar, por meio de ativos ilíquidos;
Redução de inadimplentes – como a dívida passa a ser de responsabilidade da securitizadora, a carteira de inadimplentes da empresa diminui.
ClickAntecipa: crédito desburocratizado e antecipação em 45 segundos
ClickAntecipa é a fintech mais rápida do Brasil, com análise de crédito em 15 segundos e liberação do dinheiro em 45 segundos, após a aprovação.
Com maior flexibilidade financeira, segurança e confiabilidade, a ClickAntecipa é 100% online. Basta informar o CNPJ, o e-mail e celular para se cadastrar na plataforma. Fácil, não?
Na ClickAntecipa, você encontra taxas finais diferentes dos bancos que, além da taxa de operação, cobraram tarifas como IOF, TAC, TAC, emissão de boletos, entre outros.
Facilite as vendas da sua empresa em compras parceladas e receba o dinheiro à vista com a ClickAntecipa.